quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Dicas pra UFF

Para Diniz, mas acho que pode servir pra muita gente Já que é a principal, comecemos por ela. A primeira fase é muito importante, vale 35 pontos. Os professores falam que as pessoas que acertam menos de 50 (sobre 75) não tem muita chance em carreiras mais concorridas.Entram todos os acertarem 33 questões (sobre 66, sem as 9 de língua estrangeira) e não zerarem nenhuma matéria, desde que fiquem 8 por vaga. Eles costumam cobrar o conteúdo mais completo de todas as outras, mas algumas questões são bem óbvias. Eles não costumavam cobrar "pegadinhas", mas ano passado forçaram em física pra tirar a maioria do pessoal que ia usar o bônus de 10% (eles foram obrigados a dar 10% em cima da nota pra quem passou o ensino médio em colégio público, tirando o cefet e o colégio militar). Então é capaz que esse ano eles forcem em alguma outra matéria. Mas a 1a fase de matemática ano passado foi muito fácil.
Com um pouco de esforço, você consegue acertar mais de 50, o que daria uns 25 pontos de 35.São 75 questões: 12 de português/literatura (Eles gostam de analisar imagens, tente treinar isso com provas antigas), 9 de matemática, física, química, biologia, história, geografia, língua estrangeira (Matéria fácil de gabaritar, então preste atenção nos textos. Pelo menos inglês e espanhol são fáceis, escolha a que domina mais.)
No modelo de redação eles geralmente dão três escolhas: dissertação, narração/ descrição e carta, mas ano passado eles só deram dissertação e carta. Prefira narração, descrição ou carta, mesmo que não lembre do modelo. Eles preferem textos mais pessoais. Não assine o nome na carta, nem mude o nome de algum personagem que eles já tenham nomeado. Eles podem considerar isso como tentativa de identificação e tirar ponto ou até zerar sua prova (se bem que eles não podem zerar se não tiverem escrito isso nas instruções.) Assine como "um aluno" ou "um leitor". Descrições, narrações e carta têm alto índice de gabaritos e notas 9. Valem mais ou menos 21,7 pontos na nota total.
Não fiz as suas específicas, mas se fizer matemática ou física, NUNCA esqueça de colocar as unidades ou de demonstrar todo o cálculo. Valem 21,6 cada uma, mesmo que sejam difíceis gabaritar.

Lembre-se: Você precisa de 80 pontos para entrar direto. RI não deve ter muitas reclassificações.


MODELO DE CARTA:
Niterói, (dia) de (mês) de (ano)
Caro (pessoa, jornal, entidade),
(corpo da carta, não esqueça de fazer parágrafos)

Atenciosamente,
um aluno/um leitor.

2 comentários:

Unknown disse...

aahhhh geeee vlw mesmo!!! eu até imprimí.. falando sério tô com muito medo, mas eu acho q tô confiante na redação ahhhh geeee, além do mais tirou muitas dúvidas minhas xDDDDD... vlw mesmo!!! :*

Diniz

Anônimo disse...

Err, sabe, estou com uma pequena confusão. Alguns lugares dizem ter a prova de redação na primeira fase, e outros dizem ser só na segunda. Conferindo no edital, não fala nada sobre ela na primeira, só na segunda... Como é, afinal?

valeuss!